Jean Philippe – Da Redação
O Ventre Imortal da Poesia realizou nos dias 9, 10 e 11 de setembro, o I Tributo ao poeta popular erudito, Rogaciano Leite, promovido por ocasião do aniversário de 40 anos de falecimento do trovador. A filha do poeta, Helena Roraima, e representantes da Família Leite participaram do evento.
Na tarde do dia 9, sexta-feira, a EMAPS (Escola Municipal Antônio Piancó Sobrinho) iniciou as homenagens, com apresentações culturais. Na mesma tarde, foi aberta a exposição de fotos, estátua e trabalhos do homenageado, além de peças do Museu de Itapetim e Sala de Cinema, que se estendeu até o dia 11. À noite, na Praça Rogaciano leite, houve a encenação da peça teatral, “Um poeta nunca morre, ele sempre viverá nas nuances da mente humana”, que contou com a participação de mais de 30 jovens, usuários do Grupo de danças Babicos das Umburanas e dos programas sociais, PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Projovem. Após o show de encenação, dança e poesia, poetas da terra, subiram ao palco e participaram da Primeira etapa do Congresso de poetas repentistas.
No sábado, a Praça Rogaciano Leite recebeu centenas de amantes da poesia, no lançamento da 4º edição do livro “Carne e Alma”, de autoria de Rogaciano. No palco do evento, o escritor, Saulo Passos, e a poetisa, Débora Monique, fizeram a apresentação da obra, que também contou com a participação do cantor Vicente di Paula. Em discurso, a diretora de cultura, Joselma Gomes, falou do empenho do Governo Municipal para realização do tributo. Helena Roraima, fez seus agradecimentos a todos que contribuíram para realização do evento cultural. Em palavras emocionadas, a filha de Rogaciano, demonstrou seu apreço ao povo itapetinense, no que diz respeito à valorização e memória do trabalho imortal do seu pai. Após o lançamento, Helena autografou livros, para compradores. Na mesma noite, Rogério Menezes comandou o VIII Congresso de violeiros profissionais.
As homenagens terminaram, no domingo (11), na casa onde o poeta popular erudito nasceu, no Sítio Cacimba Nova, com a celebração da missa em memória dos 40 anos de falecimento do itapetinense.
0 comentários:
Postar um comentário